CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE MARANGUAPE
Povo de Maranguape,
Nós, professores e professoras da maioria das escolas estaduais do Ceará, fomos obrigados a deflagrar uma GREVE GERAL da categoria, por intransigência do Senhor Governador Cid Gomes, que não quer cumprir adequadamente a LEI FEDERAL Nº 11.738 (de 16 de julho de 2008) que institui o Piso Salarial Nacional para professores, e por uma tentativa do seu governo de modificar para muito pior, o Plano de Cargos, Carreira e Salários -PCCS dos professores e professoras estaduais. O Governador até entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal dizendo que a Lei 11.738 era inconstitucional. Mas o Governador perdeu a ação e o Supremo confirmou que a Lei é constitucional e Governadores e Prefeitos são obrigados a cumpri-la. Mesmo assim, o Governador quer prejudicar a carreira de professor, visando não gastar menos com a educação, enquanto derrama rios de dinheiro no Centro de Convenções novo, no Aquário da Praia de Iracema, nas obras para turistas da Copa de 2014, em propaganda e em shows... No Ceará, aparentemente, a educação pública estadual não é prioridade. Prova disso foi que o Governador encerrou unilateralmente as negociações e resolveu impor um PCCS que prejudicava a categoria, fato que forçou o inicio da greve, para que o Governo cumpra a lei e volte a negociar com professores e professoras.
O Ceará paga o 5º pior salário para professores(as) entre os Estados do Brasil, mas possui os melhores resultados na educação básica no Nordeste, ou seja, embora o(a) professor(a) seja pessimamente remunerado, ainda consegue desenvolver um trabalho de boa qualidade, pois nossos(as) e professores(as) não são mercenários e tem compromisso com o futuro de nossos estudantes e suas famílias. Já imaginou como seria o trabalho de nossos(as) professores(as) caso o Estado os respeitasse e estimulasse? Nossos resultados seriam ainda melhores! Mas parece que o Governo do Estado não quer estimular os(as) professores(as), ao contrário, quer desestimulá-los(as), fazer com que eles/elas desistam da carreira, substituir profissionais competentes por outros menos qualificados, fazer com que os professores e professoras desistam de se aperfeiçoar e estudar continuamente. O Governador quer criar um PCCS que tornará a carreira de professor desestimulante e não reconhecerá adequadamente os esforços daqueles(as) que continuamente estudam, concluindo especialização, mestrado e doutorado, oferecendo assim, aos alunos e alunas, um(a) profissional melhor qualificado(a). Se hoje, já enfrentamos grandes dificuldades como a superlotação das classes (às vezes até mais de 50 alunos(as) em uma sala), o pouco investimento na estrutura física e equipamentos de escolas regulares, a violência no entorno de algumas escolas, a falta de professores(as), etc. Imagine o que ocorrerá caso o Sr. Governador Cid Gomes consiga realmente transformar a carreira de professor em algo totalmente desestimulante e insista em descumprir a lei? Será o caos, com crescente falta de professores(as), desistência de bons professores e professoras da carreira por falta de incentivo e sua substituição, não raro, por outros profissionais menos qualificados e menos estimulados.
É essa a realidade que desejamos para os nossos(as) adolescentes, para nossos(as) jovens? Claro que não! Queremos nossos(as) estudantes em escolas bem equipadas, com boas estruturas, com bons professores e professoras, que sejam bem qualificados e valorizados! Por isso entramos em greve, para DEFENDER A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL, não uma educação qualquer, improvisada e de baixa qualidade, mas uma educação que dignifique estudantes, professores, pais e sociedade. Para o Governador, “quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado.” Senhor Governador, todo bom profissional merece ser remunerado dignamente. A educação pública precisa de profissionais qualificados. Senhor Cid Gomes, respeite a escola pública! Respeite aos(as) honrados(as) e devotados(as) professores(as) do Ceará! Respeite os direitos de nossos alunos terem uma educação de qualidade!
Contamos com a compreensão e apoio de nossos estudantes, dos pais e da comunidade maranguapense como um todo. Somente unindo esforços, conseguiremos defender a educação de qualidade para nossos(as) alunos(as)!
Coletivo de Professores da Rede Estadual em Greve – Maranguape - Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário